Aniversário da revolução Líbia - Declaração de Alain Juppé (17 de Fevereiro de 2012)

A França saúda o primeiro aniversário da revolução Líbia. Desde há um ano, o povo Libio pós fim à ditadura de Kadhafi e engajou-se na construção de um estado de direito, democrático e pacífico. A França rende homenagem a coragem e a dignidade do povo Líbio que se bateu com uma determinação sem falhas para ganhar a sua liberdade.
A França manteve-se abertamente ao lado dos Líbios desde o principio da revolução. Ela continuará ao seu lado ao longo da fase de transição e reconstrução da nova Líbia. Muito foi já feito, desde a libertação do País no dia 23 de Outubro de 2011, mas o caminho ainda é longo.
As autoridades Líbias comprometeram-se à organizar as primeiras eleições livres da historia da Líbia, antes de 23 de Junho de 2012. Elas já conseguiram dotar-se de um quadro legal e institucional nos prazos previstos. A França traz o seu apoio institucional para ajudar no processo eleitoral, de maneira a que este prossiga num clima de reconciliação nacional entre todos os Líbios.
Violência e exações continuam em curso na Líbia, em particular nos centros de detenção ilegais e no que diz respeito à algumas minorias étnicas. É por isso que o meu pedido ao Embaixador encarregue dos direitos do Homem o Sr. François Zimeray, chegou ao destinatário no mês de Novembro último. ele havia visitado dois centros de detenção e dois campos de refugiados e deslocados. Conscientes da situação, as autoridades Líbias começaram à tomar medidas para pôr fim às faltas constatadas. Continuar nesta via é indispensável para a construção do estado de direito.
Ao lado das Nações unidas e da união Europeia, a França compromete-se à trazer toda a assistência que povo Líbio necessitará, no respeito de sua soberania. Ela confia na nova Líbia para abordar os inúmeros desafios da transição democrática e da reconstrução para dar corpo aos valores e aos princípios que fundaram a revolução.

Dernière modification : 20/02/2012

Haut de page