Visita oficial do Conselho Regional da Ilha Reunião a Moçambique

Uma delegação reunionesa dirigida pelo Presidente do Conselho Regional da Ilha Reunião, Didier Robert deslocou-se a Moçambique (Maputo e Pemba) de 15 a 19 de Junho corrente. Cerca de sessenta pessoas participaram na deslocação, dentre os quais o Presidente do Club Export Réunion, actores institucionais e representantes de vinte e cinco empresas reunionesas.

A visita teve por objectivo avaliar as capacidades de investimento e de intercâmbio, e reforçar a cooperação económica entre Moçambique e a Ilha Reunião, no âmbito da vizinhança na zona Sudoeste do Oceano Indico e no âmbito da Declaração de intenções assinada em 2003 pelo Conselho Regional da Ilha Reunião e a província de Cabo Delgado.

Aproveitando as oportunidades oferecidas por este mercado em pleno desenvolvimento económico, três empresas reunionesas (Aquapesca, Fibres, Tereos), já se implantaram em Moçambique com sucesso. Para além disso, a abertura de uma nova ligação aérea em Março de 2014 operada pela companhia aérea Ewa Air (filial da Air Austral), que permite aos Reunioneses deslocarem-se rapidamente a Pemba via Mayotte, alarga as perspectivas económicas para esta região da Africa Austral particularmente dinâmica.

Nesse sentido, as empresas reunionesas têm verdadeiras oportunidades e isso em todas as áreas de actividade, especialmente a do turismo e das energias novas e renováveis que, segundo Serge Segura, Embaixador de França em Moçambique, “podem interessar bastante aos Moçambicanos, em particular as energias provindas do mar”.

Esta missão constituiu pois a ocasião, para os membros desta delegação, de retomarem o contacto ao alto nível com as autoridades moçambicanas e de encontrarem-se com os principais agentes económicos do país bem como com a comunidade empresarial francesa.

Dernière modification : 26/06/2014

Haut de page