Visita do Embaixador à Província da Zambézia

O Embaixador de França, Sua Excia. Sr. Bruno CLERC e o Conselheiro de Cooperação desta Embaixada, Gilles Roulland, efectuaram uma visita de trabalho à província da Zambézia de 4 a 6 de Dezembro passado. Durante a visita foram recebidos por sua Excia. Governador da província da Zambézia, Abdul Razak, pelo Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo. O programa da visita abrangeu a inauguração da Casa do Direito e do cidadão de Quelimane, uma entidade dedicada a defesa dos Direito Humanos que beneficia do apoio da França. A Casa do Direito e do Cidadão permitirá por conseguinte às cidadãs e cidadãos informarem-se sobre os seus direitos, apresentarem os seus litígios ou queixas e serem recebidos e orientados de forma adequada, tendo uma garantia de confidencialidade. Ao longo do ano, serão igualmente realizadas actividades de sensibilização e promoção dos direitos humanos na CDC e nos bairros de Quelimane e o centro de recursos documentais da CDC estará aberto a todos.
A visita serviu igualmente para inaugurar a casa de acolhimento de vítimas de violência, um projecto da associação NAFESA que beneficiou o apoio da França através do projecto do FSD. Outro projecto visitado foi a biblioteca Ponto de encontro, que beneficiou igualmente do apoio da França através do PISCA.
O Embaixador proferiu uma palestra nos passos do Conselho Municipal de Quelimane sobre a descentralização e visitou vários projectos que beneficiam do apoio da França
Esta missão foi a ocasião para encontrar-se com a comunidade francesa residente nesta província e de fortalecer os laços no âmbito da cooperação com Moçambique.
JPEG JPEG JPEG

Dernière modification : 15/12/2016

Haut de page