O Presidente da República reuniu-se a 20 de Julho de 2015 no Palácio do Eliseu, com o Presidente da República de Moçambique, SE Sr. Filipe Nyusi.

O Presidente da República reuniu-se a 20 de Julho de 2015 no Palácio do Eliseu, com o Presidente da República de Moçambique, o Senhor Filipe Nyusi.

Os dois chefes de Estado saudaram o reforço constante das relações franco-moçambicanas nestes últimos anos. Congratularam-se com a assinatura de um contrato de " de redução da dívida-desenvolvimento" para o período 2015-2019, que será destinado às áreas da formação profissional e da biodiversidade.

Ambos pretendem incrementar as relações económicas entre a França e Moçambique. No que diz respeito ao Oceano Índico, o Presidente da República congratulou-se com os contactos entre Moçambique e dos departamentos franceses da Reunião e Mayotte.

Finalmente, os dois Chefes de Estado prestaram atenção nas situações de crise em certos países de Africa e exprimiram o desejo chegarem a um acordo jurídico

têm trabalhado juntos em situações de crise em determinados países da África e expressou a esperança de que um acordo juridicamente vinculativo, universal e ambicioso, poderia ser adoptado na COP 21, a ser realizada em Paris final de 2015.

Por último, os dois chefes de Estado analisaram as situações de crise em alguns Países de Africa e formularam o voto de que um acordo juridicamente vinculativo, universal e ambicioso possa ser adoptado aquando da COP 21 a ter lugar em Paris, em finais de 2015.

Dernière modification : 21/07/2015

Haut de page