O Conselheiro de Cooperação e de Acção Cultural...

O Conselheiro de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada de França, Guillaume Thiériot, participou, com os representantes do Posto Administrativo de Ressano Garcia, Senhor Rodolfo Tangue, e do Distrito da Moamba, Senhor Pedro Roberto Sozinho, e com o Director da Escola primária Completa João Batista Scalabrini, Senhor Amós Mendes Machalel, na cerimónia de inauguração do projecto “Educação- um direito para todos”, financiado no âmbito do Fundo Social de Desenvolvimento na Província de Maputo.

JPEG
O projecto, cujo proponente foram as Irmãs Scalabrinianas, já fortemente presentes no bairro onde gerem um orfanato e múltiplas actividades com os jovens residentes (padaria, oficina de carpintaria, apoio escolar, etc.), consistiu em reabilitar o espaço da escola primária completa Scalabrini. Foram pois construídas quatro salas de aulas bem como um bloco administrativo, sanitários e algumas restruturações complementares. A Embaixada de França participou com um montante de 25 000 Euros.

A cerimónia foi a ocasião para o Conselheiro de Cooperação e de Acção Cultural lembrar a importância que a Cooperação Francesa dá à educação, prioridade para o desenvolvimento em geral e para Moçambique em particular, e para felicitar o trabalho de fundo quotidiano e de longo termo, levado a cabo pelas Irmãs Scalabrinianas em Ressano Garcia. O Objectivo deste projecto, proposta esta associação bastante engajada com causas do bairro, é oferecer às crianças do orfanato e do bairro um ambiente escolar digno e apetrechado.

Dernière modification : 28/11/2014

Haut de page