Handicap Internacional em Moçambique

Handicap Internacional em Moçambique : acções em curso
O trabalho de desminagem executado principalmente pela Handicap Internacional desde 1998 conheceu grandes progressos num país devastado por minas antipessoais e por explosivos de guerra. O programa de desminagem terminou em Março de 2015. Apesar de permaneceram ainda em algumas zonas residenciais e o país declarado oficialmente livre de minas em Setembro de 2015 este trabalho ainda continua.
A Handicap Internacional iniciou as suas actividades em Moçambique em 1986 para responder às urgências geradas pela guerra civil (1977-92). Para dar assistência aos aleijados e às pessoas com membros amputados, a Handicap abriu 16 ateliers ortopédicos em várias províncias do Pais. Actualmente a associação desenvolve acesso de pessoas com deficiência física aos serviços sociais e de saúde nas zonas periurbanas ou em zonas muito afectadas pela pobreza. Para este efeito a Handicap apoia os serviços sociais principalmente os que estão direccionadas às crianças e formas para que as suas necessidades das suas famílias sejam tomadas em consideração. Para facilitar o acesso a este serviço, ela anima também um sistema de formação e de orientação de acompanhamento social gerido por associações dirigidas por pessoas descapacitadas.
Estes esforços aportam igualmente a defesa e promoção dos direitos das crianças e adultos com descapacitada física, vitimas de minas assim como a sua inserção na vida social e profissional (aulas de alfabetizações, actividades geradoras de lucros para pessoas descapacitadas, acesso aos serviços sociais, aprendizagem da língua e sinais e formação de jovens para acompanharem a pessoas com deficiência auditivas.

JPEG JPEG
PDF - 3.6 Mo

Pour en savoir plus :
Fédération Handicap International
www.handicap-international.org
Fair’n Square
http://fairnsquare.unicef.org.mz
Donations et partenariats :
Handicap International Mozambique
Av. Agostinho Neto, n°49 R/C
Bairro da Polana Cimento B, Maputo, Moçambique
Tel : (+258)21486298
mail : info@hi-moz.org

Dernière modification : 24/11/2016

Haut de page